Contribuições e observações sobre estágio



Contribuições dos estudantes de Pedagogia

- Lenir Vaccari 

A estudante Lenir fez um comentário muito importante sobre estágio, contribuindo a partir de sua experiências.
 "Selecionar a escola onde pretende estagiar independentemente do início formal da disciplina, contatar as pessoas responsáveis e deixar o processo mais ou menos encaminhado.
O referencial teórico indicado pelo professor deve ser estudado e considerado em suas observações, pois, em geral, é sobre ele que o Orientador avaliará qual foi o seu olhar, se compreendeu ou não as questões propostas.
A Educação Infantil em geral absorve um pouco mais o estagiário em sala de aula, por isso as anotações devem ser feitas imediatamente após o término da aula, sob e risco de que perca pontos importantes sobre: atitudes, procedimentos, relacionamento professor aluno e aluno professor, direção-professor, escola-comunidade escolar, etc
É de suma importância que tenha em mente os referenciais estudados e nesse momento tente correlaciona-los com suas observações, tendo o cuidado de não levar um olhar estigmatizado acerca do professor, da escola, da sala de aula.
Inicie o seu Relatório imediatamente nos primeiros dias, não deixe para o final do período, quando as coisas se acumulam. Vá coletando e completando os campos possíveis."


- Elias Felix ( Estágio I e II)
O estudante Elias também comenta sobre os estágios e faz algumas observações:

"Acho que o estágio deveria ser antecipado na matriz curricular. Muitos não conhecem a escola (é claro, antes de chegar a faculdade cursaram a educação básica, mas o olhar é diferenciado) e, às vezes, os últimos períodos são intensos e existe a preocupação com a monografia."
   
Algumas observações feitas pelo aluno:

 -Os estágios de docência deveriam ter relação com as TAE's;
-Falta estágio na EJA;
-Não seria possível uma parceria com algumas escolas de Caxias? Centralizaria e facilitaria o acompanhamento.











Nenhum comentário:

Postar um comentário