Produção Bibliográfica de Estágio (versão I)
ESTÁGIO E GESTÃO
BESERRA FILGUEIRAS, L. M.; DA SILVA, J.; SOARES, M. G. Estágio supervisionado em gestão educacional: reflexões teóricas práticas. IV Congresso Nacional de Educação - CONEDU. João Pessoa. 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2017/TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID1832_16102017192624.pdf. Acesso em: 29 jun 2021.
GUEDES, J. R.; SABINO, A. M.; SOUZA, V. A. Estágio supervisionado: problematizações acerca da gestão escolar. Revista Saúde e Educação. Coromandel. v. 2. n. 1 p. 135-147. 2017. Disponível em: https://ojs.fccvirtual.com.br/index.php/REVISTA-SAUDE/article/view/116. Acesso em: 29 jun 2021.
LEOPOLDO MERCADO, L. P.; OLIVEIRA MERCADO, E. L. Blog como elemento redimensionador da função formadora do estágio supervisionado em gestão escolar. In: recursos.educoas.org. [S.l.] 2012 Disponível em: https://recursos.educoas.org/publicaciones/blog-como-elemento-redimensionador-da-fun-o-formadora-do-est-gio-supervisionado-em. Acesso em: 29 jun. 2021.
MERCADO, E. Estágio supervisionado de gestão escolar no curso de pedagogia: proposta de atualização do projeto político pedagógico da escola pública. Universidade Federal de Alagoas. anpae.org.br/simpósio. 2011. Disponível em: https://anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0168.pdf. Acesso em 29 jun 2021.
QUEIROZ PASCHOALINO, J. B; SOUZA, L. O.; SOUZA, I. C. Potencialidades do estágio supervisionado em gestão escolar para a formação de pedagogos. Anais V CEDUCE. v. 2. 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/ceduce/2018/TRABALHO_EV111_MD1_SA9_ID386_03062018121234.pdf. Acesso em: 29 jun 2021.
ESTÁGIO E EDUCAÇÃO INFANTIL
BRANDÃO, S. B.; SEKKEL, M. C.; ZANELATTO, R. Ambientes inclusivos na educação infantil: possibilidades e impedimentos. Psicologia em estudo. [São Paulo] v. 15. n. 1. p. 117-126. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-73722010000100013&script=sci_arttext. Acesso em: 29 jun 2021.
CANDAL ROCHA, E. A.; GRALIK, C.; SIMÃO, M. B.; STEINBACH, F. “Prepara tudo que nós vamos brincar!”: organizar espaços, possibilitar brincadeiras e experienciar a docência do estágio na educação infantil. Zero-a-seis. [Santa Catarina]. v. 16. n. 29. p. 112-130. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2014n29p112. Acesso em: 29 jun. 2021.
DRUMOND, V. Estágio e formação de docentes de educação infantil em cursos de pedagogia. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp. Guarulhos. v. 1. n. 1. p. 183-206. 2013. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/85. Acesso em: 29 jun 2021.
OSTETTO, L. E. et al. Encontros e encantamentos na educação infantil: partilhando experiências de estágios. 6. ed. Campinas. Papirus Editora. 2007. p. 15-30. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=7bO0kD_MdxsC&oi=fnd&pg=PA15&dq=info:bYL5dAaEuZoJ:scholar.google.com/&ots=xYO5jsrZuo&sig=G4PsfWbF7zfTMaIyv5gD1vqD6IA#v=onepage&q&f=false.
Acesso em: 29 jun 2021.
ESTÁGIO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
BORSSOI, B. L. O estágio na formação docente: da teoria à prática, ação-reflexão. Simpósio Nacional de Educação. v. 20. Cascavel. 2008. Disponível em: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/34426298/Artigo_28.pdf?1407869255=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DO_ESTAGIO_NA_FORMACAO_DOCENTE_da_teoria.pdf&Expires=1626110621&Signature=OFkTfGBC-bGJqHZJ61HF68hddWh4I3EJIpBuVdPu3nu3BWhWlw7KF712wBYXeAhNGFiewDtkC~i09wLaj02J7xtuwsANvnB~UqrYYRbEJsaYbwwZtscRlec1yysaNLtTqwDmQaAq60SgmXxQiQQkCPF55AgQZa69JReK9bczsn0ziUXY-xdDtPUjCmVUCSF2tzigjH3qS3LE2mvg6u8jl4gQ9DOhQ1twmyVUOcAsC0fRF7Y20D~qmbSTkar5A1lTSO~he1rNjx4sOOAXtFbOUdOuFGU0CQTAVEodQUP3G0mOOK4EpdzRgWfevT0al3TfcT0O7vc1aendr9KKgX7zfg__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA. Acesso em: 29 jun 2021.
LÜDKE, M. O lugar do estágio na formação de professores. Educação em Perspectiva. Viçosa. v. 4. n. 1. p. 111-133. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6619. Acesso em: 29 jun 2021.
LÜDKE, M. Universidade, escola de educação básica e o problema do estágio na formação de professores. Formação Docente. Belo Horizonte. v. 1. n. 1. p. 95-108. 2009. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/7. Acesso em: 29 jun 2021.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação. São Paulo. v.22. n. 2. p. 72-89. 1996. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33579/36317. Acesso em: 29 jun. 2021.
RODRIGUES ANDRADE, R. C.; RESENDE, M. R. Aspectos legais do estágio na formação de professores: uma retrospectiva histórica. Educação em perspectiva. Viçosa. v. 1. n. 2. p. 230-252. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6474. Acesso em: 29 jun 2021.
ESTÁGIO E ENSINO FUNDAMENTAL
CAVALCANTE PIMENTEL, F. S.; SANTOS, A. A.; SILVA GOMES, F. A. A prática pedagógica no estágio do ensino fundamental. Revista Docência e Cibercultura. Rio de Janeiro. v. 2. n. 2. p. 84-105. 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/33011. Acesso em 29 jun 2021.
CAVAMINAMI LUGLE, A. M.; MAGALHÃES, C. O papel do estágio na formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental. 4. ed. Revista eletrônica Pro-Docência/UEL. [Londrina]. v. 1. n. 4, p. 119-128. 2013. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/prodocenciafope/pages/arquivos/Volume4/TEXTO%2012%20-%20p.%20119%20a%20128.pdf. Acesso em: 29 jun 2021.
FRANCO, C. Ciclos e letramento na fase inicial do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro. v. 25. n. 1. p. 30-38. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/KLZxsNhhR3WHkXqvTYGvySz/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 21 jun 2021.
ESTÁGIO E GEOGRAFIA
BARBOSA BRAGA, M. C.; SANTOS, F. A. O futuro professor de geografia no estágio: contribuições de uma prática embasada na pesquisa. IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão. v. 1. 2010. Disponível em: http://educonse.com.br/2010/eixo_02/e2-29.pdf. Acesso em: 29 jun 2021.
GROSSE, L. K.; GUIDONI, L. Oficinas sobre movimentos da terra e fusos horários: relato de experiência da prática de estágio em geografia com alunos da eja. Anais do 14° Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia: políticas, linguagens e trajetórias. p. 4057-4068. Campinas. 2019. Disponível em: https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/article/view/3221. Acesso em: 29 jun 2021.
LEANDRO, A. G; OLIVEIRA, M. M. Paisagem urbana e contemporânea e geografia das redes na escola: uma contribuição ao estágio-docência em geografia. Geografia Ensino & Pesquisa. v. 15. n. 3. p. 207-216. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/7355. Acesso em: 29 jun 2021.
VALE, F. C. Experiências e práticas pedagógicas: relatos durante o estágio supervisionado em geografia III. 2014. 45 p. Monografia (Licenciatura em Geografia) - UFCG. Cajazeiras. 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7213. Acesso em: 29 jun 2021.
ESTÁGIO E MATEMÁTICA
MELO, M. V. As práticas de formação no estágio curricular supervisionado na licenciatura em matemática: o que revelam as pesquisas acadêmicas brasileiras na década 2001-2010. 2013. 406 p.Tese (Doutorado em Educação) - UNICAMP. Campinas. 2013. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/250777. Acesso em: 29 jun 2021.
OLIVEIRA, R. G. Estágio supervisionado participativo na Licenciatura em matemática, uma parceria escola-universidade: respostas e questões. Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Universidade Estadual Paulista. p. 7094-7105. 2009. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/139902. Acesso em: 29 jun 2021.
PERLIN, P.; LUERSEN VIEIRA LOPES, A. R. O futuro professor de matemática em estágio. XV Conferencia Interamericana de Educación Matemática. Colômbia. 2018. Disponível em: https://conferencia.ciaem-redumate.org/index.php/xvciaem/xv/paper/viewFile/110/44. Acesso em 29 jun 2021.
TEIXEIRA, B. R.; COSTA TRINDADE CYRINO, M. C. Desenvolvimento da identidade profissional de futuros professores de matemática no âmbito da orientação de estágio. Bolema. v. 29. n. 52. p. 658-680. Rio Claro. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/nhF7CnNhwVWyx9VWtQjWpSJ/abstract/?lang=pt#. Acesso em 29 jun 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário